GSM Sistemas

Login Cliente




Os benefícios das ferramentas de Business Intelligence na Área de Saúde

Os avanços trazidos pela globalização estão fazendo com que as empresas invistam alto para se tornarem mais competitivas diante à concorrência, oferecendo produtos e serviços diferenciados à clientes cada vez mais exigentes. Na área de saúde essa realidade não é diferente. As organizações ligadas a esse segmento são pressionadas à melhorar o atendimento prestado ao paciente, oferecendo mais qualidade e rapidez.

Nesse contexto, as ferramentas de Business Intelligence (BI) estão sendo vistas como verdadeiras aliadas. Poder contar com uma tecnologia que integra informações de diferentes sistemas em uma só base de consulta e que permite analisar e cruzar dados clínicos e administrativos para extrair inteligência ou conhecimento sobre o negócio, reduzindo custos e melhorando processos é essencial para quem quer se destacar.

Na parte clínica, os recursos analíticos trazidos pelas soluções de BI podem agregar muito valor ao trabalho dos profissionais de saúde. Eles permitem analisar dados operacionais, gerenciais e estatísticos sobre o quadro clínico do paciente, de forma ampla e detalhada, permitindo à equipe médica, identificar e responder situações de risco com mais rapidez e precisão. Isso traz maior segurança e qualidade ao atendimento, aprimorando os cuidados com o paciente.

As informações analíticas também trazem uma série de benefícios aos gestores das organizações, que podem definir e mensurar metas de negócio por meio de painéis de controle (dashboards), gráficos e relatórios sofisticados que mostram em tempo real detalhes clínicos, financeiros e administrativos totalmente atualizados.

Além disso, os recursos analíticos aproximam as organizações de saúde dos pacientes ao colher e cruzar informações tais como críticas, reclamações ou sugestões. Com isso, é possível traçar melhorias e analisar possíveis falhas para que sejam corrigidas a tempo ou até mesmo se antecipar a crises.

Todos esses benefícios têm colocado o Business Intelligence no topo da lista dos principais investimentos em TI para 2012. Segundo o Gartner, essa tecnologia deve movimentar mundialmente cerca de US$ 13 bilhões. É fato que a presença desses sistemas na área de saúde tende a acompanhar esses números, mas apesar desse “boom” de implantações, ainda é preciso amadurecer a visão do mercado em relação aos resultados que esses projetos geram.

Os saldos trazidos pelo BI não são imediatos, eles aparecem a médio e longo prazo, mas vale a pena esperar. É preciso ter paciência e um bom planejamento para se alcançar as metas traçadas e aproveitar 100% dos benefícios que essas ferramentas têm a agregar, não só no atendimento aos pacientes, como também ao trabalho da equipe médica.

Por

Fernando Vogt, diretor de vendas para a área de saúde da InterSystems.

Fernando Vogt é diretor de vendas para a área de saúde da InterSystems.

Fonte: http://saudeonline.grupomidia.com/

Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,