GSM Sistemas

Login Cliente




Unimed do Brasil apresenta projeto que qualifica cooperativas de Saúde

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu o diretor vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, e o executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, Ary Célio de Oliveira. Os representantes de um dos maiores segmentos de saúde do mundo apresentaram um projeto que visa à melhoria contínua dos serviços de capacitação dos colaboradores, cooperados e dirigentes do Sistema Unimed, qualificando, desta forma, as cooperativas de saúde.

A reunião contou com a participação do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, e das gerentes gerais Tânia Zanella (OCB) e Karla Oliveira (Sescoop).

Segundo o presidente Márcio Lopes de Freitas, o projeto pretende ser um grande promotor do desenvolvimento das cooperativas do ramo Saúde. “É sempre muito positivo quando recebemos ideias como a que foi apresentada pela Unimed do Brasil, visando o desenvolvimento geral do ramo. Essa preocupação só reforça a tese de que, para ter um futuro promissor, é preciso atuar hoje, com estratégia e boa gestão, sem esquecer os princípios que nos diferenciam das demais empresas mercantis”, comenta Márcio Freitas.

O projeto prevê treinamentos e cursos em duas linhas principais: a primeira visa à adequação das cooperativas à Resolução Normativa nº 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A norma federal institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS), com o objetivo de incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial da saúde suplementar.

E a segunda objetiva assegurar que os Recursos Próprios (como hospitais e laboratórios) do Sistema Unimed sejam acreditadas nos três primeiros níveis da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com o projeto, cujo público é composto por 301 cooperativas operadoras de plano de saúde e 107 hospitais, espera-se obter o seguinte:

– Profissionalização e qualificação da gestão com redução dos riscos gerenciais das cooperativas e recursos próprios;
– Padronização e qualificação dos processos e indicadores;
– Adoção de plataforma única de tecnologia da informação;
– Melhoria na gestão de riscos;
– Melhoria na eficiência administrativa com redução da sinistralidade das despesas e custos;
– Melhoria na qualidade da segurança e da prestação dos serviços;
– Adoção de modelo único de gestão com sistematização da nossa operação.

Como se espera atingir a estes objetivos: por meio de cursos de extensão e aperfeiçoamento, formação de assistentes e auditores internos de qualidade e capacitação de colaboradores e dirigentes.

AVALIAÇÃO – O diretor vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, disse-se bastante satisfeito com o resultado da reunião. “Ficamos positivamente impressionados com a receptividade que o presidente Márcio teve em relação ao projeto”, avalia o executivo.

ENCAMINHAMENTOS – O projeto deverá passar, ainda, por alguns ajustes para, então, ser apresentado ao Conselho Nacional do Sescoop.

Fonte: http://canalcooperativo.com.br/unimed-do-brasil-apresenta-projeto-que-qualifica-cooperativas-de-saude/

Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,