GSM Sistemas

Login Cliente




Os data centers do futuro já chegaram

Quem imagina os data centers como ilhas rígidas deve pensar duas vezes. Fundamentais para tendências como big data e mobilidade, essas instalações vivem mudanças incontornáveis em busca de flexibilidade e eficácia.

O novo impulso da indústria se reflete nos data centers virtuais. Esses ambientes, projetados com a aptidão de unir a flexibilidade da nuvem à solidez das hospedagens tradicionais, geram redução dos gastos com infraestrutura.

Um passo à frente da abordagem convencional, restrita a processamento e memória de servidores, as soluções de data center virtual incorporam elementos como storage (armazenamento de dados) e redes (roteadores). Elástica, a tecnologia oferece, ainda, recursos sob medida para as necessidades de cada negócio, que paga apenas por aquilo que consome. É a chamada infraestrutura como serviço (IaaS), que permite a contratação de computadores virtuais. Para Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner, ao eliminar necessidades de investimentos em equipamentos e outras infraestruturas, a IaaS derruba a barreira que impede empresas com menos recursos de modernizar seus sistemas. “A adesão à nuvem e à IaaS é incontornável para negócios de qualquer tamanho”, afirma o executivo.

Já as questões de segurança e inviolabilidade da nuvem são beneficiadas pela competição entre fornecedores, entre eles as empresas de telecomunicação, segundo Bruno Tasco, analista da Frost & Sullivan. “A segurança oferecida pela telco começa pela conectividade e permeia a operação inteira, possibilitando a previsão de ataques”, completa.

Especialistas apontam, ainda, que outro avanço dos data centers virtuais é o fato de oferecerem uma “solução ponta a ponta”. Trata-se de um diferencial significativo diante de fornecedores tradicionais de infraestrutura como serviço, dependentes de terceiros para prover conectividade ao longo de toda a solução.

A transformação do setor caminha a passos rápidos, mas ainda há espaço para o mercado crescer. Segundo a pesquisa Indicadores da Empresa Conectada, da consultoria Teleco, 64% das empresas brasileiras armazenam suas informações em servidores próprios.

Fonte: http://exame.abril.com.br/publicidade/embratel/conteudo-patrocinado/os-data-centers-do-futuro-ja-chegaram?rct=pense-inovacao&utm_source=home&utm_medium=tvflash&utm_campaign=canal-pense-inovacao

Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,