GSM Sistemas

Login Cliente




Unimeds apostam em acompanhamento domiciliar de pacientes oncológicos

Cerca de 100 pessoas estão sendo monitoradas pela 4BIO em Santa Catarina e Minas Gerais. Serviço aumenta eficácia de tratamentos e pode reduzir custos.

Assim que as operadoras foram obrigadas a oferecer medicamentos para o tratamento domiciliar do câncer, as Unimeds Juiz de Fora e Santa Catarina buscaram parcerias que permitissem a distribuição. A 4BIO foi a escolhida para realizar o trabalho de logística e entrega dos remédios, além de apoio e acompanhamento regular do tratamento dos pacientes.

O monitoramento é transformado em relatórios e análises para as cooperativas, que podem saber se o paciente está seguindo o tratamento adequadamente, se sofre com efeitos colaterais ou se ameaça abandonar os remédios. O acompanhamento diminui os riscos de internação e aumenta as chances de cura, segundo a 4BIO, melhorando a gestão dos pacientes e reduzindo custos em longo prazo.

Os pacientes recebem os remédios em casa e são orientados sobre a forma correta de armazenamento e outras dúvidas. As cooperativas são avisadas sobre o término dos medicamentos, iniciando assim o processo de autorização de nova remessa sem que o paciente corra o risco de interromper o paciente.

Na Unimed Juiz de Fora, cerca de 70 pacientes utilizam o serviço. Já na Unimed Santa Catarina são 30, em média.

Modelo de negócios
Segundo André Kina, presidente da 4BIO, o serviço da empresa se baseia em estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS): apenas 50% dos pacientes aderem aos tratamentos, inclusive em casos oncológicos. O abandono é justificado por motivos que vão das preocupações com os efeitos colaterais, falta de informação sobre a necessidade dos remédios, dificuldade de locomoção, depressão até o esquecimento.

Além disso, a resolução normativa 338 da ANS impulsionou o desenvolvimento do 4BIO Care. O objetivo é ser uma ferramenta para diminuição dos custos totais das operadoras a partir do acompanhamento completo do paciente, desde a entrega em domicílio, passando por esclarecimento de dúvidas e, se necessário, visitas domiciliares para aplicação do produto.

Para isso, a empresa investiu em estrutura, criando uma central de relacionamento especializada composta por profissionais à disposição dos pacientes. Por meio de protocolos previamente definidos, eles são orientados a respeito de reações adversas e dúvidas referentes ao medicamento.

Atualmente, mais de 20 planos de saúde do Brasil utilizam o serviço.

Fonte: http://saudebusiness365.com.br/noticias/detalhe/45050/unimeds-apostam-em-acompanhamento-domiciliar-de-pacientes-oncologicos

Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,