GSM Sistemas

Login Cliente




11 passos da Unimed Juiz de Fora rumo à desospitalização

Sensibilizar o corpo clínico e criar equipe específica para visitação hospitalar foram os caminhos que cooperativa percorreu para aumentar o número de pacientes desospitalizados e combater o cuidado fragmentado.

Inicialmente a Unimed Juiz de Fora realizou um contrato de projeto e compromisso entre os membros da equipe, e depois a construção do Diagrama Direcionador para identificar as mudanças necessárias em linha com seu objetivo. Em seguida, as mudanças incorporadas foram testadas em rampas de PDCA’s (Planejar – Executar – Verificar – Corrigir), enquanto outras foram descartadas, como por exemplo, um plano de comunicação que não traria impacto relevante.

Além dessas ferramentas, foi construída planilha de controle para acompanhamento dos indicadores e identificação de causas que necessitassem de novas ações.

ciclo-pdca

Acompanhe o que foi planejado e os resultados obtidos pela cooperativa:

Objetivo:
Aumentar o número de pacientes desospitalizados em 100% em relação ao ano de 2013 (0,99% para 2%), do total de pacientes (clínicos e não psiquiátricos) internados com permanência superior a 5 dias, até setembro de 2014.

Passos:
1.Reunir corpo clínico cooperado;
2.Definir perfil dos pacientes para desospitalização;
3. Definir fluxo de captação e recepção dos pacientes;
4. Definir formulário para identificação do perfil dos desospitalizáveis;
5. Rever protocolos do programa;
6. Instituir huddles;
7. Treinamento familares e cuidadores;
8. Rever questionários satisfação;
9. Criar planilhas de controle;
10. Revisão de atuação/ demanda dos profissionais e;
11. Treinamento dos funcionários.

Resultado:
No primeiro quadrimestre, a empresa registrou economia líquida de R$ 926. 498 e uma média de satisfação de 93%.

Lições aprendidas:

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Serviços em Saúde, Nathércia Abrão, as lições aprendidas foram: iniciar a implantação de um projeto com escala reduzida; a importância da utilização dos conceitos de mudança; o valor em desenvolver projetos com o foco principal no paciente; a necessidade de rodar vários ciclos de PDCA para incorporação ou descarte de mudanças; compreender a variabilidade dos dados através de indicadores e gráficos de controle para afirmar se uma mudança é uma melhoria.

Fonte: http://saudebusiness.com/noticias/11-passos-da-unimed-juiz-de-fora-rumo-a-desospitalizacao/

Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,