Grande parte das operadoras de planos de saúde estão preocupadas com a implantação da Resolução Normativa 518. E elas têm toda razão. Ainda não dispomos de uma amostra significativa para apresentar uma estatística das implantações, entretanto, através da análise observacional no mercado junto às operadoras entre 10 mil e 100 mil beneficiários com as quais a GSM teve algum contato, já temos algumas conclusões iniciais.

Algumas operadoras, de fato, já começaram a implantar a RN 518, outras estão avaliando iniciar seus estudos e montar equipes e comitês internos. Uma parte destas já contrataram consultoria externa para apoio remoto e presencialmente, mas, ainda há uma parte expressiva das operadoras que aparentam não estarem muito preocupadas com esta resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Estas operadoras sabem da RN 518, todavia, não tem um cronograma com os prazos definidos nem equipes internas formadas.

A GSM considera temerário a operadora contar com eventual sorte de uma possível prorrogação da ANS, o que favoreceria àquelas que ainda estão numa fase muito inicial.

Independente do estágio em que se encontram, a boa notícia, é que existe sim, a possibilidade real de uso de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) nesta tarefa desde que a ferramenta integre aos diversos sistemas legados simultaneamente e tenha sido desenvolvida com este propósito. Esta nova tecnologia ajudaria muito as operadoras, independente da fase em que se encontram.

As operadoras que estão apenas iniciando no processo de adequação à norma podem contar com um BI que tenha um módulo específico para RN 518. As análises dinâmicas e visuais proporcionadas por um software de BI ajudaria de imediato, dando mais agilidade ao início da tarefa pois o trabalho de implantação do BI pela TI andaria em paralelo com as atividades iniciais do grupo de trabalho ou do comitê interno.

As operadoras mais maduras que já iniciaram e têm uma equipe interna constituída com cronogramas de processos e rotinas mapeadas contam com o BI para ganhar maior agilidade e segurança na produção de indicadores, gráficos, tabelas e relatórios definidos e preconizados nos diversos Anexos da RN 518. O BI ajudaria na redução de custos com a contratação de consultores externos que demandam muito trabalho a cada viagem, exigindo a geração de dezenas de planilhas enormes e complexas que devem cruzar dados de diversas fontes de diversos sistemas legados da operadora. Cabendo ainda à operadora a responsabilidade exclusiva sobre a qualidade destes dados e sua atualização a cada visita.

As operadoras em fases avançadas que estão concluindo ou já concluíram a implantação dos processos da RN 518 contam com o BI na automatização de grande parte dos processos e rotinas definidas com a produção e envio de relatórios e gráficos para os gestores cumprirem grande parte das tarefas de governança corporativa demandadas pela RN 518. Portanto, uma Solução de Business Intelligence específica para tal resolução normativa é muito útil e já está ajudando dezenas de operadoras de planos de saúde.

José Edson de Carvalho

Diretor da GSM